A Companhia Preto no Branco de Teatro apresenta um instrumento de propagação de experiências por meio da oralidade e expressão corporal, "Chapeuzinho Vermelho", conto original de Charles Perrault, adaptado para teatro por Igor Vasconcelos e revisão de texto de Bruno Omena, com uma estrutura narrativa de elementos propostos pelo teórico russo Vladimir Propp, os quais refletem as aspirações humanas e a seguência de ações para sua plena realização.
O esquema resumido, para fins didáticos, aparecem da seguinte forma:
1. Desígnio- Aspiração ou ideal, onde a personagem tem uma causa motivadora que a impele à conquista.
2. Viagem- O primeiro impulso para a heroína alcançar seu objetivo é sair do local onde está e empreender uma viagem.
3. Obstáculo- Desafio que impede o transcorrer natural das ações.
4. Mediador- Alguém que surge para ajustar a nossa heroína em suas dificuldades.
5. Vitória- Tudo acaba bem, com a heroína atingindo seu objetivo. O êxito do bem e castigo do mal.
Então, as expressões culturais são as melhores ferramentas para abrir caminhos e possibilitar às crianças o entendimento do mundo que as cerca.
|
Elenco / Foto: Carol Santos |
Direção e dramaturgia de Igor Vasconcelos; Direção Musical e Cenografia, Claudemir Santos; Coordenação de Produção, Alexya Vieira; Secretariado, Bruno Omena; Iluminação, Cinthia Gabriela. Elenco: Aldine de Souza (Chapeuzinho Vermelho), Avaristo Martins (Gato), Bruno Omena (Lobo Mau), Gelly Silva (Mãe, Coruja e Vovó), Saulo Porfírio (Coelho gago), Igor Vasconcelos (Caçador). Corpo de Ballet, Cleci Nascimento e Fabíola Saldanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário